Espaços urbanos

Espaços urbanos
Temporal no Centro Histórico - foto Francisco Nöller

sábado, 20 de agosto de 2011

Cemitério Municipal - 120 anos

No dia 20 de agosto de 1891, há exatos 120 anos, foi inaugurado o Cemitério Municipal, no Alto dos Loretos, aprovado por regulamento do Governador do Estado, Dr. Fernando Abbott. O túmulo de Felisberto Machado de Carvalho Ourique, vulto histórico que participou da Revolução Farroupilha, foi um dos primeiros a ocupar o terreno do novo cemitério e se encontra até hoje lá, verdadeiro patrimônio histórico daquele próprio municipal.

Túmulo de Felisberto Ourique - acervo COMPAHC

Pórtico do Cemitério Municipal - acervo COMPAHC

 Cachoeira ganhava em 1891 seu segundo cemitério, ampliando as opções de sepultamento que até então estavam restritas ao Cemitério das Irmandades, inaugurado em 1833, e aos campos santos particulares localizados principalmente na zona rural do Município.
A escolha do local para implantação do Cemitério Municipal foi feita em 19 de janeiro de 1863, por ser em região mais elevada e remota. O proprietário do terreno era Pedro Lapubla Ferreira. A confirmação do local só se deu em 16 de março de 1886. Quatro anos depois, em 22 de março de 1890, houve a apresentação dos concorrentes para a edificação do cemitério, gastando a obra um ano e cinco meses para estar concluída.

Nenhum comentário:

Postar um comentário