Espaços urbanos

Espaços urbanos
Temporal no Centro Histórico - foto Francisco Nöller

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

EXTRA! EXTRA! EXTRA!

        Cachoeira do Sul está completando 191 anos de instalação como Município.
        Saiba o que aconteceu!
        Em 5 de agosto de 1820, o Ouvidor Geral, Corregedor e Provedor da Comarca de São Pedro e Santa Catarina, Dr. Bernardino de Senna Ribeiro da Costa, esteve na Freguesia para a solenidade de instalação da Vila Nova de São João da Cachoeira. Na ocasião, diante de grande assistência de povo e nobreza, foi levantado o Pelourinho e foram eleitos os vereadores João Soeiro de Almeida e Castro, Joaquim Gomes Pereira e Francisco José da Silva Moura. Foram também nomeados o Procurador da Câmara, Antônio Xavier da Silva, o tesoureiro, Francisco de Loreto, o 1º Tabelião do Público, Judicial e Notas, Joaquim dos Santos Xavier Marmello, e o 2º Tabelião e Escrivão dos Órfãos, Manoel Alves Ferrás.
        Dentre os presentes, assinaram o documento oficial da solenidade, nomes importantes da sociedade da época e que se tornaram troncos de famílias que, 191 anos depois, ainda vivem em Cachoeira do Sul.
Auto de Criação da Vila Nova de São João da Cachoeira
- acervo Arquivo Histórico
        Você quer saber mais sobre esta história? Vá ao Museu Municipal, ou acesse o site WWW.museucachoeira.com.br, e ao Arquivo Histórico e boa viagem no tempo!
O Rio Grande do Sul em 1822

Nenhum comentário:

Postar um comentário