Espaços urbanos

Espaços urbanos
Centro Histórico - foto Catiele Fortes

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Brasão do Município de Cachoeira do Sul

                No dia 10 de dezembro de 1959 foi instituído, pela Lei Municipal n.º 809, depois alterada pela Lei n.º 2035, de 5 de dezembro de 1984, o Brasão do Município de Cachoeira do Sul que, juntamente com o hino e a bandeira, são os símbolos oficiais.
                Em setembro de 1959 foi formada uma comissão julgadora do concurso para criação do brasão. Era integrada pelo Dr. João Minssen (presidente), Prefeito Arnoldo Fürstenau, Tenente Coronel Mário Fernandes, Tenente Coronel Bóris Bromirsky e o jornalista Paulo Salzano Vieira da Cunha. O projeto vencedor foi do Tenente Geraldo da Silva Chaves, estudioso de heráldica.

                O Brasão do Município de Cachoeira do Sul consta de um escudo encimado por coroa de três torres, símbolo da elevação à categoria de cidade; de um bordão verde que forma uma orla à volta do escudo, representando a principal atividade do Município, a agricultura; no alto do bordão verde há estrelas prateadas, representando os distritos agrícolas. O escudo está dividido em duas meias partes por uma barra dourada em diagonal direita; à esquerda, contrabanda superior em fundo azul, representando a formação católica e a tranquilidade social do Município, aparecendo ainda neste espaço desenhos estilizados representativos da Igreja Matriz, ponte e queda d’água do Passo do Fandango, origem do nome de Cachoeira. Na contrabanda direita, a cor vermelha simboliza as lutas pela fixação das fronteiras; sobre o fundo carmim aparecem estilizações de uma roda dentada, em dourado, representando a indústria de máquinas agrícolas; um arado, também dourado, símbolo da agricultura primitiva dos tempos coloniais e uma cabeça de boi a representar a riqueza e o progresso da pecuária cachoeirense. O escudo é ladeado por cachos de arroz e trigo, dourados, à direita e à esquerda, simbolizando as principais culturas do Município. Ao pé do escudo, um dístico azul, em faixa branca, com o nome da cidade e a data da sua emancipação política e administrativa: 5 de agosto de 1820..
Fonte: Símbolos de Cachoeira do Sul - 5 de agosto de 1820, Gráfica Jacuí, 1986, publicação do Museu Municipal.
               

Nenhum comentário:

Postar um comentário