Espaços urbanos

Espaços urbanos
Centro Histórico - foto Catiele Fortes

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Em princípios de janeiro...

Nos primeiros dias de vários janeiros da nossa rica história aconteceram importantes acontecimentos:
- em 1900, dia 1º: fundação do jornal O Comércio (O Commercio) por Henrique Möller Filho. O jornal, semanário, circulava às quartas-feiras. Nos primeiros tempos era bilíngue, atendendo à comunidade germânica numerosa da cidade e honrando as origens da família de seu proprietário. A vida do Comercinho, como era carinhosamente chamado na cidade, durou 66 anos. Encerrou as atividades em fevereiro de 1966.

Oficinas da Tipografia d'O Comércio. Sentado, o fundador.

- em 1914, dia 1º: início de circulação da revista mensal Brasil Filatélico (Brazil Philatelico), de responsabilidade do multidisciplinar Benjamin Celestino Camozato, dentista, fotógrafo, cinegrafista, comerciante, para citar as suas principais atividades.
- em 1937, dia 1º: fundação da Companhia Navegação Cachoeira Ltda.
- em 1946, dia 1º: fundação do Centro Cultural Cachoeirense, liderado pelo Dr. Ervin Wolffenbüttel, primeiro presidente, Liberato Salzano Vieira da Cunha e Emilio Freitag. O Centro Cultural foi entidade precursora do movimento artístico-cultural que caracterizou Cachoeira do Sul e que ainda hoje é uma das suas marcas.
Integrantes do Centro Cultural na gare da Estação

- em 1913, dia 2: criação da Seção de Higiene Municipal, sob a direção do Dr. Walter Castilho.
- em 1949, dia 6: fundação do Asilo de Velhice Nossa Senhora Medianeira pela Sociedade Cachoeirense de Auxílio aos Necessitados – SCAN, uma das entidades assistenciais mais apoiadas pela comunidade até hoje.
Imagens: Fototeca Museu Municipal

Nenhum comentário:

Postar um comentário