Espaços urbanos

Espaços urbanos
Temporal no Centro Histórico - foto Francisco Nöller

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Cine-Teatro Coliseu - inaugurado há 74 anos

         No dia 17 de fevereiro de 1938, Cachoeira se engalanou para a abertura da mais nova casa de cinema da cidade, o Cine-Teatro Coliseu, instalado em prédio estilo art-dèco, especialmente construído para este fim e no ponto mais nobre da Rua 7 de Setembro.
O que resta hoje do imponente Cine-Teatro Coliseu
 - foto COMPAHC

         O jornal O Comércio, em sua edição do dia 23 de fevereiro de 1938, assim descreveu as instalações do Cine-Teatro Coliseu:
         “Localizado a Rua 7 de Setembro, num dos trechos mais movimentados e elegantes, o Cine-Teatro Coliseu apresenta feição de soberana grandeza e de magnífica conformação, cuja fachada, obedecendo à harmonia de seus traços, - a qual ostenta perpendicularmente o letreiro de cores encarnado e branco, nos dá uma ideia real, verdadeira da obra prima, bem acabada, moderna e distinta. A entrada, ao alto do que pende um esplêndido lustre, é guarnecida por vistosos corrimãos niquelados, dando-lhe, por isto, forma atraente e chique.

Letreiro hoje - foto Renato Thomsen


A sala de espera, aos lados da qual estão dispostos dois artísticos espelhos, se caracteriza por uma suntuosa escadaria de mármore e pelo fulgor dos coloridos que refletem das luzes e da pintura, constituindo assim um conjunto de rara graciosidade.

 Espaçosa, com poltronas de estilo moderníssimo, a sala de projeções se impõe pelas linhas de sua construção, que lhe dá a faculdade de oferecer ao público todo o conforto indispensável. Com amplas janelas e portas laterais, nela se sente a frescura do ar puro. As cores da pintura, na sua discrição de bom gosto, combinam com o brilho da estrutura do recinto. Também maravilhosamente desperta atenção a plateia superior, para a qual dão acesso duas escadas laterais que são formadas em caracol. Em semicírculo, sobressaem os magníficos balcões, cuja disposição das localidades obedece a filas de duas poltronas. O palco, quer pela sua perfeita organização, pelos seus detalhes admiráveis, como pelas variações de luzes incrustadas em redor de seu artístico quadrante, coopera de modo a dar ao Cine-Teatro Coliseu um relevo de alta imponência.”

Compareceram à inauguração autoridades e convidados, sendo a fita inaugural descerrada pelo Prefeito Reinaldo Roesch na companhia dos proprietários Henrique Comassetto e Algemiro Carvalho.

Para o ato inaugural foi exibido o filme São Francisco, a cidade do pecado, com Clark Gable e Jeannette MacDonald, de 1936.

Cartaz do filme inaugural


        

Nenhum comentário:

Postar um comentário