Espaços urbanos

Espaços urbanos
Centro Histórico - foto Catiele Fortes

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Estância do Lajeado - refúgio do tempo

            Desde 1830 um casarão domina a paisagem da Estância do Lajeado, berço de gerações das famílias Carvalho e Figueiró. Dentre suas grossas paredes, construídas com tijolos crus e rejuntadas com barro, quantas histórias se desenrolaram, quantas pessoas circularam no correr dos dias. Até episódio da Revolução Farroupilha aconteceu por lá, quando houve no local um estacionamento de tropas.
            Em 1985, por ocasião das comemorações do sesquicentenário da Revolução Farroupilha, houve a colocação de um marco defronte a casa. Assim, juntamente com outros quatro sítios históricos farroupilhas, a Estância do Lajeado é refúgio de um tempo que não volta mais. Resta a sua preservação, almejada pela família liderada por Irajá Pedroso Figueiró.

            No dia 26 de maio de 2012 um grupo de conselheiros do COMPAHC, acrescido por amantes do patrimônio, fizeram uma visita ao local, sendo recepcionados com atenção pela família Figueiró.

            A memória de Cachoeira do Sul e de seus feitos históricos espera que a Estância do Lajeado possa ser recuperada para, junto com o revigoramento das instalações de sua sede, trazer à luz da contemporaneidade, em sua plenitude, as riquezas do passado.

(Mirian Ritzel)
Imagens: Renato Thomsen

Nenhum comentário:

Postar um comentário