Espaços urbanos

Espaços urbanos
Centro Histórico - foto Catiele Fortes

domingo, 20 de maio de 2012

Visite a Exposição: Estação Ferroviária - marco de transformação urbana!


         
            A Casa de Cultura Paulo Salzano Vieira da Cunha está com uma interessante exposição sobre a Estação Ferroviária de Cachoeira, inaugurada em 7 de março de 1883 e demolida em 1975. A Estação Ferroviária foi um marco de transformação urbana. Sua existência dividia a cidade em zona baixa e zona alta e movimentava a economia a ponto de determinar o estabelecimento de várias casas industriais e comerciais em suas imediações, especialmente os grandes engenhos de beneficiamento de arroz.
Estação Ferroviária - acervo Eduardo Minssen

            As chegadas e partidas dos trens na Estação também traziam visitantes ilustres, companhias de teatro e atrações musicais para apresentações na cidade.
            Pena que fomos incapazes de preservar o prédio, a gare e as vantagens do transporte ferroviário. Restam as lembranças e belas imagens que poderão ser conferidas na exposição, ficando o desafio de salvarmos a Estação Ferreira, à mercê do vandalismo e da falta de memória que ainda caracteriza nossa cultura.
Visite a Exposição: Estação Ferroviária – marco de transformação urbana até o dia 31 de maio e prestigie este belo trabalho do Núcleo Municipal da Cultura, Museu Municipal de Cachoeira do Sul – Patrono Edyr Lima, com o apoio de Claiton Nazar, Renate Schmidt Aguiar,  AMICUS e Grupo Pró-Recuperação da Estação Ferreira.
(Mirian Ritzel)

Nenhum comentário:

Postar um comentário