Espaços urbanos

Espaços urbanos
Temporal no Centro Histórico - foto Francisco Nöller

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Olímpio Leal - primeiro intendente de Cachoeira


             Olímpio Coelho Leal, de tradicional família, nasceu em Cachoeira no dia 28 de maio de 1859. Quis o destino que o filho que nasceu no ano em que a terra natal ganhou o foro de cidade também fosse o seu primeiro mandatário depois da proclamação da República. Assim, em 8 de setembro de 1892, Olímpio foi empossado intendente de Cachoeira, o primeiro de uma sucessão de homens que foram os responsáveis pela administração do município em um período histórico que introduziu o regime republicano e se estendeu até 1930, quando os mandatários passaram a ser designados como prefeitos e as intendências passaram a ser as prefeituras.

Olímpio Coelho Leal - fototeca Museu Municipal

            Olímpio Leal, hoje lembrado por uma rua da cidade, era filho de José Custódio Coelho Leal e Heduviges Falcão Leal. Farmacêutico de profissão e proprietário da Farmácia Leal, na Rua Sete de Setembro, casou-se com Cândida Pessoa, com quem teve três filhos: João de Deus, Maria e Edith.
            Antes de ser nomeado intendente, Olímpio havia sido delegado de polícia. Sua passagem pela Intendência foi rápida, de setembro a dezembro de 1892. Nesse curto período, foi promulgada nossa primeira Lei Orgânica.
            Em outubro de 1917, vendeu a casa onde morava, herança do pai, na Rua Sete de Setembro, para o Clube Renascença. Oito anos depois, a casa foi vendida para a União de Moços Católicos, sendo até hoje identificada por este nome.

Clube Renascença - antiga residência da família Leal - Rua 7 de Setembro
- fototeca Museu Municipal

            A existência de Olímpio Coelho Leal cessou no dia 10 de dezembro de 1936, quando ele contava 77 anos.

7 comentários:

  1. muito legal...casa de meu bisavô Olimpio Coelho Leal.
    obrigado

    ResponderExcluir
  2. Olímpio Coelho Leal casou-se com Candida Pessoa que era irmã do General Pantaleão Pessoa, que foi Ministro no Governo do Presidente Getúlio Vargas. Pantaleão Pessoa também era natural de Cachoeira do Sul. O filho de Olimpio Coelho Leal após grande carreira militar alcançou o posto militar Marechal João de Deus Pessoa Leal. Seu ultimo posto foi servido em Cachoeira do Sul. Nesta época, duas filhas de seus seis filhos casaram com filhos do Município . Dr. Geraldo Salzano e Francisco Máximo da Silveira.. A descendência do Dr. Geraldo Salzano ,esposa Celia Leal Salzano ,ainda residem em Cachoeira do Sul.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Eliana. E a Célia Leal Salzano é muito interessada na história familiar e já nos auxiliou em questões relacionadas ao tema. Obrigada por acompanhar o blog.
      Mirian Ritzel

      Excluir
  3. Cachoeira do sul é uma dad cidades com mais historia do rio grande do sul, acredito eu . cidade de muitas histórias e seus monumentos históricos então! Pena que nas ultimas decadas foi abandonada pela política e seus gestores. Mas ainda sim tem uma força muito maior que nao se entrega, cidade de povo respeitoso e uma cultura formidável. Parabens cachoeira do sul e seu povo que habita esta terra tão forte de homens e mulheres trabalhadores que nao se entrega a luta e, nao deixa a bandeira do nosso município ficar e meio mastro. Parabéns cachoeira do sul e parabéns a todos oa cachoeirense.

    ResponderExcluir
  4. Sai desta terra muito pequeno mas carrego a bandera deste município com amor e carinho, e por onde andareis levo esta cidade cravada no peito e na alma, um amor por esta inconstitucional. Orgulho de ser cachoeirense.

    ResponderExcluir
  5. Como tenho me dedicado a Genealogia preciso registrar aqui que Olympio Coelho Leal também teve outro filho Waldemar Pessoa Leal, nascido em Cachoeira do Sul em 25-10-1895, era farmacêutico, casou em Porto Alegre em 16-07-1924, vindo a falecer na mesma cidade em 20-05-1934.

    ResponderExcluir
  6. Gostaria também de enviar, futuramente, dados do meu avô Joâo de Deus Pessoa Leal, já que foi pessoa publica de grande vulto na época da 2a Guerra Mundial, foi Governador Interino da Ilha de Fernando de Noronha por volta de 1942 a 1944.

    ResponderExcluir