Espaços urbanos

Espaços urbanos
Temporal no Centro Histórico - foto Francisco Nöller

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Fonte na Praça da Conceição


      Antes que o leitor se questione sobre o nome Praça da Conceição, é bom esclarecer que este era um dos nomes populares da atual Praça Dr. Balthazar de Bem, em alusão à padroeira Nossa Senhora da Conceição e à própria Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, hoje Catedral, que sempre dominou aquele espaço urbano.
        Alvo de muitas melhorias pelo poder público no tempo em que ainda estava se consolidando como coração administrativo da cidade, em razão de abrigar desde 1865 o prédio da Câmara e Cadeia, aquele espaço evoluiu bastante até se tornar um dos principais cartões-postais da cidade.

Casa de Câmara e Cadeia, depois Intendência, hoje Prefeitura Municipal
- fototeca do Museu Municipal

      Em dezembro de 1922, o Intendente Aníbal Lopes Loureiro mandou construir em um dos jardins da Praça, naquela época chamada de Almirante Tamandaré, uma fonte pública. A fonte foi um melhoramento saudado pela comunidade e moradores das vizinhanças que diariamente se dirigiam ao local em busca do “precioso líquido”. Certamente a colocação da fonte foi proporcionada pela distribuição de água permitida pela instalação e funcionamento da Hidráulica Municipal, inaugurada em setembro do ano anterior.


Nenhum comentário:

Postar um comentário