Espaços urbanos

Espaços urbanos
Centro Histórico - foto Catiele Fortes

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

O arrozal de Franke, Krieger & Cia.


      O jornal O Commercio, edição de 30 de janeiro de 1907, relata a visita de uma comitiva de cachoeirenses à lavoura de arroz da empresa Franke, Krieger & Cia., localizada à margem esquerda do arroio Capané.
         Franke, Krieger & Cia. foi uma das empresas precursoras da irrigação mecanizada da lavoura e grande impulsionadora de Cachoeira ao título de Capital Nacional do Arroz. Os sócios da empresa eram Jorge Hugo Franke, João Jorge Krieger e Fidélis Prates.

Jorge Hugo Franke

Assim foi relatada a visita pelo jornal:
         “O soberbo e vasto plantio que absorveu 600 alqueires do grão, ocupa uma área mais ou menos de 18 quadras de extensão por oito de largura. A possante bomba que mede 30 centímetros de diâmetro e levanta do arroio Capané dois metros cúbicos de água por minuto, com a qual é fartamente regada toda aquela lavoura, foi mandada vir da Europa, por telegrama, conjuntamente com o motor de força de 25 cavalos e custaram, ambas as peças, 12:000$000 (12 contos de réis) postas aqui. (...) Encomendadas e talvez já em viagem se acham as aperfeiçoadas máquinas trilhadora e ceifadora que vêm completar o conjunto mecânico de propriedade desses senhores. Para a seca do nutritivo grão vimos em construção, pouco abaixo do local onde funciona a grande bomba, um extenso galpão que mede talvez 300 palmos de comprido por 100 de largura, o qual (...) será provido de trilhos interiormente e de um elevador para transportar o arroz seco do pavimento inferior ao superior. (...) em breve tempo as aprazíveis margens do murmuroso Capané estarão ali transformadas em vasta zona de atividade sem igual, em plantação, colheita e exportação de arroz em grande escala, para o que contam com todos os elementos para isso necessários.”
         O jornal informava que no dia da visita foi instalada uma linha telefônica que ligava o sítio à cidade. Mais uma inovação para a época.

Nenhum comentário:

Postar um comentário