Espaços urbanos

Espaços urbanos
Centro Histórico - foto Catiele Fortes

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Fundação do Grêmio Náutico Tamandaré


              Em 18 de fevereiro de 1936, foi fundada em Cachoeira mais uma sociedade recreativa, desta vez voltada para a prática do remo em uma das maiores riquezas da cidade: as águas do rio Jacuí.

Reprodução site Visite Cachoeira

         A reunião de fundação aconteceu na sede do Jockey Club Cachoeirense, na Rua 7 de Setembro, ocasião em que foi eleita a primeira diretoria e escolhidas as cores da agremiação: preto e branco. A diretoria ficou constituída por: Adail Machado de Oliveira (presidente), Mário Ghignatti (1º vice-presidente), Rodolfo Gonçalves (2º vice-presidente), Delcassê Bastos da Rosa (1º secretário), Mena Meirelles (2º secretário), Dante Machado de Oliveira (1º tesoureiro), Edgar Amaro (2º tesoureiro), Jayme Porto (guarda-esporte) e Sebastião Alario (auxiliar).

Ata de fundação - reprodução Péricles P. Thiele

            No dia 10 de setembro daquele ano de 1936, uma nova assembléia aprovou o estatuto e os 39 artigos que iriam reger a agremiação.
          A primeira sede do Grêmio Náutico Tamandaré foi uma garagem de barcos localizada no prolongamento da Rua Moron, no Passo da Praia. Neste local foi realizada a assembléia de primeiro ano de funcionamento em fevereiro de 1937. Em 21 de novembro desse ano houve a primeira temporada de remo e o batismo dos barcos.
            Dois anos depois, foi inaugurada a sede do clube na Rua Moron nº 72. A partir de 1940, as reuniões passaram a ser realizadas na sede da Sociedade Italiana Príncipe Umberto, na Rua Júlio de Castilhos. Em 15 de maio de 1941, o Grêmio Náutico Tamandaré incorporou o patrimônio e corpo de associados da Sociedade Italiana, estabelecendo a sede no endereço em que até hoje se encontra.
          Muitas glórias o Grêmio Náutico Tamandaré deu a Cachoeira do Sul no esporte do remo, desenvolvendo também programação social e cultural para seus associados, além da prática de outras modalidades esportivas.

Sede náutica - reprodução site Visite Cachoeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário