Espaços urbanos

Espaços urbanos
Temporal no Centro Histórico - foto Francisco Nöller

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Lya Wilhelm - 14/7/1928 - 22/2/2013


     O dia 22 de fevereiro de 2013 foi marcado pela partida de uma das mais brilhantes, ativas e exemplares cidadãs cachoeirenses: Lya Wilhelm.


Lya Wilhelm quando Diretora do Museu Municipal

         Reconhecida como uma das personalidades mais influentes da educação e da cultura de Cachoeira do Sul, Lya Wilhelm inscreveu seu nome dentre os grandes benfeitores da cidade.
         Seja como professora, museóloga ou apoiadora inconteste da vida cultural, Lya granjeou o respeito e a simpatia da comunidade.



Lya Wilhelm com integrantes das equipes do Museu

         Em sua esteira de realizações, deixa a organização e definição da linha de trabalho do Museu Municipal de Cachoeira do Sul, de que foi a primeira diretora (1978-1996), a criação do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico-Cultural – COMPAHC (1981), de que foi a primeira presidente, a ideia e organização da Associação Cachoeirense de Amigos da Cultura – AMICUS (1983), além da participação e influência na consolidação de ações comunitárias das mais diversas naturezas.
O reconhecimento e defesa do patrimônio histórico de Cachoeira do Sul e a difusão, divulgação e preservação da memória tiveram em Lya Wilhelm uma de suas maiores defensoras e ativistas.
Que seu exemplo não se esgote com sua morte e frutifique, como era o seu desejo.

Um comentário:

  1. "Que seu exemplo não se esgote com sua morte e frutifique, como era seu desejo".
    Copiei a última frase da Mirian e peço a todos que seguem este blog e que ,acredito,compartilham esta idéia que reflitam sobre a mesma e a difundam.

    ResponderExcluir