Espaços urbanos

Espaços urbanos
Centro Histórico - foto Catiele Fortes

sexta-feira, 22 de março de 2013

Erico Verissimo em Cachoeira

   No dia 21 de março de 1950, o escritor Erico Verissimo proferiu conferência no Clube Comercial a convite do Centro Cultural de Cachoeira do Sul.
   Erico Verissimo, já então consagrado na literatura, "proporcionou aos meios culturais cachoeirenses uma velada inesquecível. Seleto e numeroso auditório ouviu a palavra fluente, simples e interessantíssima do autor de 'O Tempo e o Vento', encantando-se com a conferência que, sem ser acadêmica, repleta de citações e frases gongóricas, foi mais uma palestra na qual o 'contador de histórias' deliciou os assistentes, fazendo confidências e respondendo perguntas", segundo matéria publicada no Jornal do Povo, edição do dia 23 de março de 1950. Erico não só falou da obra, como também contou episódios de sua vida, fazendo a plateia rir em diversas ocasiões, não se furtando, porém, de discorrer sobre o papel do escritor "em face dos problemas sociais que o devem preocupar".

O escritor Erico Verissimo

   A passagem de Erico Verissimo por Cachoeira constou ainda de entrevista na ZYF 4 (Rádio Cachoeira) e visitas à Escola Normal João Neves da Fontoura e à sede do Centro Cultural. No dia seguinte, retornou a Porto Alegre, embarcado em um avião da VARIG.


Nenhum comentário:

Postar um comentário