Espaços urbanos

Espaços urbanos
Temporal no Centro Histórico - foto Francisco Nöller

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Retretas

O jornal Rio Grande, órgão do Partido Republicano Riograndense e que circulou em Cachoeira de 1904 a 1915, lançou no ano de 1913 uma campanha para realizar retretas na Praça José Bonifácio e assim tornar a rua principal mais animada.
A proposta do jornal era levar a Banda Musical Estrela Cachoeirense, nas quintas-feiras e sábados, para tocar na praça, atendendo ao desejo de moradores das imediações. Pode-se dizer que esta foi uma das primeiras iniciativas de caráter cultural voltada para a fruição da música pela população em um local público.
Sucessivas edições do jornal Rio Grande, daquele ano de 1913, davam notícias a respeito da ideia, cientificando seus leitores que já estava angariando contribuições dos interessados, dentre os quais estava incluída a Intendência Municipal que se comprometeu a iluminar fartamente todo o trecho da Avenida das Paineiras próximo ao local da retreta.
No primeiro domingo de realização da retreta, o jornal registrou, em sua edição de 1.º de maio de 1913, que a Praça José Bonifácio “regorgitou de famílias e cavalheiros. Até antes de começar o espetáculo cinematográfico do Coliseu, era difícil o trânsito naquela via pública.”

Rua 7 com movimentação de público defronte ao Cinema Coliseu Cachoeirense
- fototeca Museu Municipal

Será que esta foto não registrou o que o jornal noticiou? Com a resposta o tempo... qualquer dia alguma pista histórica poderá confirmar ou não!

Nenhum comentário:

Postar um comentário