Espaços urbanos

Espaços urbanos
Centro Histórico - foto Catiele Fortes

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Série Lojas do Passado: Viúva José Müller & Cia.

Havia em Cachoeira uma grande casa comercial fundada na Colônia Santo Ângelo pelo imigrante alemão José Müller e depois estabelecida na Rua Sete de Setembro, esquina com Rua Sete de Abril, hoje Dr. Milan Kras. 


Viúva José Müller & Cia. - Rua Sete de Setembro - arquivo familiar

José Müller transferiu-se para Cachoeira a fim de expandir os negócios e oferecer melhores condições de vida à sua família. Ele era natural da localidade de Radl e chegou à Colônia Santo Ângelo com os pais Floriano Müller e Barbara Demuth.

José Müller - fototeca Museu Municipal
Fundada em 1883, a firma foi transferida para Cachoeira em 1894. Em 1902, a razão social mudou para José Müller & Irmão, quando foi admitido o sócio Ernesto Müller. Em 1911, nova entrada de sócio: Emílio Barz, passando a denominação da firma para José Müller & Cia. Ltda.

Ernesto Müller - arquivo familiar
José Müller, para relembrarmos um pouco de sua história, foi o fundador da Schützen-Verein Eintracht, atual Sociedade Rio Branco, em agosto de 1896, quando reuniu amigos e simpatizantes em sua residência, na Rua Sete de Setembro, traçando os passos iniciais deste que é o mais antigo clube social ainda existente em Cachoeira. José faleceu em 21 de fevereiro de 1911, quando então houve nova mudança de razão social para Viúva José Müller & Cia., assumindo o negócio a sua esposa Augusta Lange Müller.



Interior da firma, vendo-se ao fundo, em pé, Ernesto Müller.
Sentado, ao centro, o outro sócio, Emílio Barz - arquivo familiar

Além do comércio de secos e molhados, fazendas, louças e ferragens, a firma foi a primeira a realizar transações bancárias na cidade, sendo correspondente do Brasilianische Bank für Deutschland, oferecendo facilidade de crédito para lavoura, pecuária e comércio.
A firma Viúva José Müller & Cia. também atuava com agricultura, mantendo grande área com cultivo de arroz no Município.
Em setembro de 1924, a firma extinguiu-se, sendo transferidos, um ano depois, o ativo e os débitos dos fregueses à firma Arnaldo & Cia., de Porto Alegre.


Um comentário:

  1. Minha avó Teofila Pedroso que nasceu 1869 em Cachoeira acompanhou toda esta época todas estas familias antigas ...

    ResponderExcluir