Espaços urbanos

Espaços urbanos
Centro Histórico - foto Catiele Fortes

domingo, 30 de março de 2014

Série Lojas do Passado: Casa Jacques Bidone

Um dos casarões imponentes da Rua Sete de Setembro que felizmente resiste ao tempo, ainda ostentando características arquitetônicas originais, para o deleite dos olhos mais caprichosos, está prestes a completar 100 anos. 

Sobrado Jacques Bidone - Rua Sete de Setembro
- foto Claiton Nazar

Trata-se do sobrado que Jacques Bidone mandou construir defronte à Praça das Paineiras (atual Praça José Bonifácio), no antigo prédio do extinto Hotel Central.

Sobrado de Jacques Bidone na Rua Sete de Setembro
- fototeca do Museu Municipal

O jornal O Commercio, em sua edição do dia 5 de janeiro de 1916, à página um, noticia que o sobrado tinha 16,20m de frente, 11m de altura e 100 palmos de fundo, constando de 17 compartimentos! O andar superior, segundo o seu proprietário, era para cômodos de habitação de duas famílias e o inferior para abrigar dois armazéns e mais uma residência com entrada pelo lado Sul. Uma parte do edifício Jacques Bidone destinou para instalação de sua loja e oficina de calçados e a outra para habitação da sua família. O excedente era para aluguel.

Sobrado Bidone domina o centro da foto da Rua Sete - década de 1920
- fototeca do Museu Municipal

Passados 98 anos, o sobrado ainda conserva preciosismos da época em que foi erguido: detalhes de um tempo em que a cidade era mais enfeitada sem deixar de ser progressista.

JB, iniciais do proprietário no frontão
- foto Nelda Scheidt



Nenhum comentário:

Postar um comentário