Espaços urbanos

Espaços urbanos
Centro Histórico - foto Catiele Fortes

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Como é rica a nossa história!

Estamos acostumados a celebrar duas datas significativas na história de Cachoeira: o 5 de agosto de 1820 e o 15 de dezembro de 1859. 

Muito já se disse a respeito das duas datas. A primeira, sabidamente a mais importante do ponto de vista histórico, marca a instalação da Vila Nova de São João da Cachoeira, o que hoje entendemos como emancipação político-administrativa. De submissos a Rio Pardo, tornamo-nos independentes, com existência política própria, sendo naturalmente exigido o provimento dos cargos públicos mínimos para que o quinto município da Província de São Pedro do Rio Grande do Sul realmente se estabelecesse.

Porém, o que poucos sabem é que a ordem para criação da Vila já havia sido assinada em 26 de abril de 1819, por D. João VI, tendo o seu cumprimento em 5 de agosto de 1820, um ano e quatro meses depois. Nesse dia o Dr. Joaquim Bernardino de Senna Ribeiro da Costa, Ouvidor Geral, Corregedor e Provedor da Comarca de São Pedro e Santa Catarina, chegou a Cachoeira para oficializar o ato.

Assim, o que comemoramos com júbilo em 5 de agosto, na verdade teve origem em 26 de abril de 1819.

E o 15 de dezembro de 1859? Simples: de Vila passamos a Cidade.

Como é rica a nossa história!

Nenhum comentário:

Postar um comentário